Publicado por Multibot em 02/03/2021 às 20:50

Via Varejo lucra R$ 336 milhões no 4º trimestre

A Via Varejo (VVAR3), dona das Casas Bahia e do Ponto Frio, reverteu o prejuízo de R$ 875 milhões registrado no quarto trimestre de 2019 e reportou um lucro líquido de R$ 336 milhões nos últimos três meses de 2020. O montante inclui efeitos não recorrentes, como créditos fiscais e previdenciários, que totalizaram R$ 127 milhões no período. Ao desconsiderar o montante, os ganhos seriam de R$ 209 milhões.

No ano, o lucro líquido da Via Varejo somou R$ 1 bilhão, ante prejuízo de R$ 1,4 bilhão contabilizado em 2019.

A receita líquida foi de R$ 9,47 bilhões, um avanço de 24,4% ante o mesmo período de 2019. Entre janeiro de dezembro, o montante atingiu R$ 28,9 bilhões, um acréscimo de 12,7% frente ao ano anterior.

A companhia registrou ainda margem bruta de 30,5%, aumento de 1,4 ponto percentual (p.p.) no comparativo anual.

As vendas brutas totais (GMV, na sigla em inglês), que leva em conta o comércio eletrônico e as lojas, alcançaram R$ 12,6 bilhões no último trimestre do ano, alta de 31,4% no comparativo anual.

A receita bruta consolidada da Via Varejo cresceu 27%, para R$ 11,3 bilhões, ante o quarto trimestre de 2019, impulsionada pelo forte desempenho do on-line, que alcançou receita de R$ 3,8 bilhões nos últimos três meses de 2020, um avanço de 112% quando comparado a igual de período de 2019.

De acordo com relatório de administração companhia, o aumento é fruto das melhorias nos prazos de entrega, da maior assertividade comercial, e, principalmente, pela “robusta” base de clientes e ganhos de participação de mercado.

Segundo a Via Varejo, ao final de dezembro, mais de 70% dos clientes que realizaram compras on-line usaram os aplicativos para “mobile” oferecidos pela rede. O número de usuários ativos mensais (MAU) mais que dobrou em relação ao patamar registrado, em 2019, e alcançou quase 14 milhões ao final de dezembro.

Por outro lado, a receita das lojas físicas avançou em ritmo menor, 5,6% no período, para R$ 7,5 bilhões.

A receita bruta das vendas em mesmas lojas — abertas a mais de 12 meses — cresceu 6,1%, avanço de 8,3 p.p. em relação ao mesmo intervalo de 2019.

De acordo com a companhia, as restrições de horários e funcionamento em algumas regiões, por conta do cenário de pandemia, impactaram o desempenho das lojas físicas no trimestre.

“Mesmo assim, apresentamos um crescimento positivo nas vendas mesmas lojas de 6,1% no quarto trimestre e aumento total de vendas de 5,6%. Dando continuidade a estratégia de otimização do portfólio iniciada no terceiro trimestre, realizamos o fechamento de 32 lojas e abertura de 20 lojas no período”, complementou a empresa.

Por Valor investe


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