Publicado por Rendi em 23/06/2021 às 08:32

Energisa: Aneel aprova 5ª revisão tarifária de controladas em MG e Nova Friburgo

A Energisa (ENGI4) comunicou nesta terça-feira, 22, que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em reunião pública ordinária da diretoria, aprovou a 5ª revisão tarifária periódica de suas controladas Energisa Minas Gerais (EMG) e Energisa Nova Friburgo (ENF), a ser a partir de hoje.

O efeito médio a ser percebido pelos consumidores em relação às tarifas atualmente praticadas será um aumento de 9,10% (EMG) e 4,95% (ENF), de acordo com o nível de tensão aplicado.

No processo de Revisão Tarifária Periódica, que ocorre a cada cinco anos, a Aneel recalcula os custos regulatórios passíveis de gerenciamento pela distribuidora (Parcela B), os custos não gerenciáveis (Parcela A), que englobam a energia comprada, o transporte da energia e os encargos setoriais, e os ajustes financeiros da Parcela A que são atualizados com base na variação de preços verificada nos doze meses anteriores.

A Aneel também estabeleceu as parcelas relativas ao Fator X da EMG em 0,62% (componente "Pd" - ganhos de produtividade) e -2,15% (componente "T" - trajetória de adequação de custos operacionais). A esses porcentuais ainda deverá ser considerado o componente "Q" (qualidade), estabelecido em 0,11%.

Enquanto para as parcelas relativas ao Fator X da ENF foram estabelecidas em 0,37% (componente "Pd") e -0,57% (componente "T"). A esses porcentuais ainda deverá ser considerado o componente "Q" (qualidade), estabelecido em 0,56%.

por Investing.com


Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Loading
    Carregando

    Usamos cookies para fornecer recursos e serviços para melhorar a experência do usuário em nosso site. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Conheça nossa Política de Privacidade.