Publicado por Multibot em 17/09/2021 às 18:09

Ibovespa engata 3ª semana de queda com riscos domésticos e Vale

Ibovespa fechou em queda de 2% nesta sexta-feira e engatou a terceira perda semanal consecutiva, ampliando as perdas em setembro para mais de 6%, reflexo do desconforto de agentes financeiros com um combo de questões sem sinais de equacionamento no curto prazo no Brasil.

O risco de desrespeito ao teto dos gastos é um dos problemas que ocupa os holofotes no momento, sem avanço nas negociações envolvendo os precatórios, com uma fatura de quase 90 bilhões de reais a vencer em 2022, enquanto o governo busca um Auxílio Brasil mais robusto.

Na quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto com elevação do IOF para custear o aumento no valor do novo programa social do governo que irá substituir o Bolsa Família. Essa dúvida tem fomentado preocupações com a situação fiscal no país e a percepção é de que, sem um desfecho, continuará pressionado os ativos brasileiros.

Ao mesmo tempo, há piora nas perspectivas de crescimento da economia brasileira, inflação elevada e juros maiores, bem como uma crise hídrica. Na próxima semana, o Banco Central anuncia decisão de política monetária e a previsão é de que a Selic seja elevada para 6,25% ao ano.

No exterior, o noticiário chinês, principalmente, tem corroborado com as vendas na bolsa paulista, em meio a sinais de desaceleração da segunda maior economia do mundo, bem como medidas regulatórias, o que tem pressionado os mercados de ações e commodities, notadamente os preços do minério de ferro.

"O principal ponto é o desaquecimento econômico do lado chinês, bem como a continuidade nas sanções do lado corporativo, que tem afetado principalmente o preço do minério de ferro", afirmou Antonio Pedrolin, líder da mesa de renda variável da Blue3, destacando o reflexo em particular nas ações da Vale.

Wall Street pouco ajudou nesta semana, com o S&P 500 também acumulando o segundo declínio semanal consecutivo, em meio a receios sobre o ritmo da atividade econômica norte-americana e o risco de aumento na tributação de empresas, com decisão do Federal Reserve na próxima quarta-feira.

Nesta sexta-feira, o Ibovespa caiu 2,07%, a 111.439,37 pontos, menor patamar de fechamento desde 9 de março, acumulando perdas de 2,49% na semana e de 6,18% no mês. No ano, a queda agora é de 6,37%.

índice Small Caps cedeu 1,16%, a 2.742,19 pontos, mas subiu 0,57% na semana, enquanto no mês ainda perde 3,75%, contabilizando declínio de 2,84% em 2021. O volume negociado no pregão nesta sexta-feira somou 44,58 bilhões de reais, influenciado pelas operações relacionadas ao vencimento de opções sobre ações.

por Investing.com


Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Loading
    Carregando

    Usamos cookies para fornecer recursos e serviços para melhorar a experência do usuário em nosso site. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Conheça nossa Política de Privacidade.